Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Movimento Agenda 227 recebe novas adesões para colocar crianças e adolescentes no centro do debate

9 maio 2022  |  Escrito por Webmaster  |            

A adesão de novas organizações reforça o movimento e aumenta a pressão sobre os candidatos à presidência.

Imagem: PxHere (domínio público)

Diante do cenário eleitoral, o movimento Agenda 227 tem ganhado força, novas adesões e mais espaço na mídia.

Uma publicação no portal o GIFE* destacou a importância da Agenda 227 no contexto das eleições presidenciais: “A iniciativa formulou um conjunto de propostas de ações, que serão apresentadas aos presidenciáveis, buscando sua incorporação nos respectivos planos de governo e o compromisso permanente com sua execução a partir de 2023”.

A reportagem do GIFE contextualiza as diversas realidades que permeiam a infância e adolescência no Brasil, com a opinião de pessoas engajadas em movimentos e organizações, como Gustavo Paiva, analista de relações governamentais do Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227, e Marcos Cândido, cofundador e coordenador de arte-educação do Centro de Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente.

 

Impactos da pandemia para crianças e adolescentes

Entre os problemas agravados no período de pandemia de Covid-19, Gustavo Paiva cita o aumento da insegurança alimentar; evasão escolar e déficit de aprendizagem; diminuição drástica dos índices de cobertura vacinal; aumento dos casos de violência e abusos; racismo e violência institucional contra crianças negras, indígenas, com deficiência, LGBTQIA+; e o aumento de crianças órfãs em decorrência das mortes por Covid-19.

 

Novas Adesões à Agenda 227

“Estamos recebendo novas adesões ao movimento por meio de nosso site. A adesão do maior número possível de organizações identificadas com o movimento e com as propostas será fundamental para ampliar a pressão sobre as candidaturas”, reforça Gustavo Paiva.

Entre as próximas atividades a serem desenvolvidas, há uma série de audiências públicas para apresentar a proposta e sensibilizar outras lideranças políticas para a urgência do tema. Além de um debate temático entre candidaturas e ações de escuta qualificada de crianças e adolescentes. A Agenda 227 tem articulado também parcerias com a mídia para que o tema conste nas sabatinas, debates e cobertura eleitoral.

 

*O GIFE  – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas é uma plataforma de fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil. É considerado uma referência no país no tema do investimento social privado.

 

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, com foto de crianças brincando com a água de um chafariz em uma praça.

Na foto, vê-se à frente, mais ou centro da imagem, um menino de short, sem camisa, pulando sobre a água que cai pelo chão de lajotas. Mais à direita, uma menina, com camisa azul e um chapéu verde, brincando com os jatos de água do chafariz. Pouco atrás dela, outro menino, sem camisa, de short verde, também brincando com a água.

Ao fundo da imagem, por trás da cortina de água do chafariz, aparecem as copas de algumas árvores. No canto direito da imagem, duas pessoas sentadas, distantes do chafariz.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais