Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda 227: engajamento e alianças voltadas para a prioridade absoluta

9 maio 2022  |  Escrito por Webmaster  |            

Mais de 140 organizações da sociedade civil se unem em torno do movimento pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Jantar de pré-lançamento da Agenda 227 no Museu da Casa Brasileira em São Paulo (07/04)

Pré-lançamento da Agenda 227 reúne lideranças políticas, formadores de opinião e personalidades engajadas em assegurar a garantia do direito à prioridade absoluta de crianças e adolescentes.

Absoluta prioridade! É como o artigo 227 da Constituição Federal prevê que os direitos da criança e do adolescente devem ser tratados pelo Estado, pelas famílias e pela sociedade. É para que esse pacto, feito em 1988, se torne realidade com urgência que o movimento Agenda 227 articulou organizações da sociedade civil de todo o país e diversas áreas de atuação para incidir nas eleições presidenciais. Colocar as crianças e adolescentes nos planos de governo dos candidatos e garantir sua implementação a partir de janeiro de 2023 é o objetivo do movimento.

“Crianças e adolescentes têm que ser vistos como o centro de nosso desenvolvimento. Plantaremos mais árvores se colocarmos a vida das crianças, seu presente e seu futuro, em primeiro lugar. Teremos mais calçadas acessíveis a todas as pessoas, quando considerarmos que esse caminho tem que estar acessível para as crianças. As escolas serão de qualidade e teremos segurança alimentar para as famílias, quando entendermos que o desenvolvimento integral da criança é prioridade absoluta.”

A frase é de Ana Lucia Villela, presidente do Alana, e foi dirigida aos participantes do jantar de pré-lançamento da Agenda 227, organizado por Ana e Marcos Nisti, vice-presidente da organização. O encontro, realizado em abril (07/04), no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, reuniu lideranças políticas, formadores de opinião, personalidades e representantes das organizações responsáveis pela coordenação e articulação do movimento.

 

Cenários que exigem tomadas de decisão

Se as estatísticas já não eram animadoras para crianças e adolescentes no Brasil antes da pandemia, agora foram agravadas.

Saúde: 60,8% foi a média de cobertura vacinal no Brasil em 2021, ante 95,1% em 2015. (Fonte: Levantamento de O Globo junto ao Ministério da Saúde)

Educação: 653 mil crianças de até 5 anos abandonaram a escola entre 2019 e 2021. (Fonte: Inep/MEC) e 244 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estavam fora da escola em 2021. (Fonte: Todos pela Educação, a partir da PNAD Contínua)

Violência Sexual: 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual nos últimos 4 anos. (Fonte: UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

Mortes: 35 mil crianças e adolescentes sofreram mortes violentas nos últimos 5 anos; Entre adolescentes, 80% eram negros. (Fonte: UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

Indígenas: 30% das crianças indígenas brasileiras são afetadas por desnutrição crônica. (Fonte: UNICEF Brasil)

Trabalho infantil: 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil / 66,1% são pretas ou pardas / 706 mil em ocupações consideradas perigosas. (Fonte: Agência de Notícias do IBGE / dados da PNAD Contínua/2019)

O cenário eleitoral também é apontado pela coordenação do movimento como um momento muito importante para se discutir propostas e ecoar as muitas vozes de crianças e adolescente e daqueles que trabalham em prol de seus direitos.

“O Brasil está entrando em uma nova corrida presidencial, talvez a mais importante de nossa jornada democrática, mas estamos cercados de incertezas. Estamos longe de conseguir contornar todos os retrocessos trazidos pela crise econômica, social e sanitária que assola o Brasil e o mundo” – afirmou Ana Villela em sua fala.

Também presente no jantar de pré-lançamento da Agenda 227, Isabella Henriques, diretora-executiva do Instituto Alana, ressaltou:

“Em toda a Constituição, é somente no Artigo 227 que estão unidas as palavras absoluta e prioridade, mostrando que o Brasil é uma nação que escolheu priorizar as suas crianças e seus adolescentes. Determina que a responsabilidade pelo cuidado, proteção e promoção de seus direitos é de todos nós, famílias, sociedade e Estado – inclusive dos gestores públicos e parlamentares.

 

Alianças e mãos dadas pela prioridade absoluta

Até agora, mais de 140 organizações da sociedade civil aderiram ao movimento. Compõem o Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227: Aliança Nacional LGBTI+; ANDI – Comunicação e Direitos; Childhood – Pela Proteção da Infância; Centro de Referências em Educação Integral; Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças; Coalizão pela Socioeducação; Escola de Gente – Comunicação em Inclusão; Fundação Bernard van Leer; Fundação José Luiz Egydio Setúbal; Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Geledés – Instituto da Mulher Negra; Instituto Alana; Instituto Clima e Sociedade (iCS); Instituto Liberta; Instituto Rodrigo Mendes; Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão; RNPI – Rede Nacional Primeira Infância; e United Way Brasil.

No jantar de pré-lançamento, também compareceram e demonstraram interesse pelo movimento Agenda 227 personalidades como o DJ Alok, o publicitário Nizan Guanaes e sua esposa Donata Meirelles; o pesquisador Alexandre Schneider; a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, o empresário José Luiz Egydio Setubal, a comunicadora Bárbara Thomaz, além de representantes políticos como Aloizio Mercadante, a deputada estadual Marina Helou, a deputada federal Adriana Ventura e o ex-ministro Torquato Jardim. Houve, ainda, apresentação musical de Flor e Bem Gil, neta e filho de Gilberto Gil, respectivamente.

 

Siga a Agenda 227 nas redes sociais

Instagram https://www.instagram.com/agenda_227/

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/agen…

Facebook https://www.facebook.com/artigo227

Twitter https://twitter.com/agenda_227

 

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, registro do jantar de pré-lançamento da Agenda 227.

À esquerda da foto, dezenas de pessoas, entre homens e mulheres, alguns sentados e outros em pé. Todos de frente para um palco baixo, localizado à direita da foto. Sobre o palco, uma mulher, de cabelo curto e vestido azul estampado, fala ao microfone se dirigindo aos presentes. Atrás da mulher, em um telão, projeção do evento.

mais notícias

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais

Educação infantil recebeu no primeiro semestre R$ 443,09 milhões

Aplicações foram 4 vezes maiores que no mesmo período do ano passado.

Leia mais