Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

“Menor”: uma expressão extinta que reapareceu na Câmara

23 fevereiro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Alusão ao extinto ‘Código de Menores’ em comissão da Câmara dos Deputados acende alerta para condução do debate sobre direitos das crianças e adolescentes

 

Imagem: print da publicação no Nexo Jornal

“Menor”: uma expressão extinta que reapareceu na Câmara dos Deputados

*Ana Potyara Tavares, advogada e diretora administrativa financeira da ANDI – Comunicação e Direitos e *Thaisi Bauer, advogada e secretária executiva da Coalizão pela Socioeducação, ambas integrantes da equipe executiva do movimento Agenda 227, em artigo na coluna da Agenda 227 no Nexo Jornal (21/02), alertam em relação à condução do debate sobre direitos das crianças e dos adolescentes na Câmara dos Deputados após a atual legislatura fazer alusão ao extinto ‘Código de Menores’.

“Menor” é expressão extinta do arcabouço jurídico brasileiro desde a Constituição Federal de 1988 e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990. Essa alteração normativa introduzida na redemocratização não foi meramente uma mudança de nomenclatura, mas uma verdadeira mudança de paradigma.

De acordo com as colunistas, “ainda é necessário dar muitos passos para conquistar espaços fortalecidos para a infância e para a adolescência no Legislativo e, também, no Executivo. Já convivemos historicamente com o enorme desafio que é ter o tema da infância e da adolescência diluído em diversos espaços do Poder Público. […] Espera-se, ao menos, que a nova comissão tenha cautela e cuidado ao tratar de pautas caras para as vidas de meninas e meninos, atuando com transparência e abrindo espaço para participação da sociedade civil contribuir com esses debates”.

Para entender melhor sobre o passado “menorista” e como esse debate ainda permanece atual, acesse o artigo na íntegra disponível na coluna da Agenda 227 no Nexo Jornal.

 

*Ana Potyara Tavares é advogada e diretora administrativa financeira da ANDI – Comunicação e Direitos. Foi coordenadora-adjunta da Rede Nacional Primeira Infância e atualmente é membro da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP. Integra a equipe executiva do movimento Agenda 227.

*Thaisi Bauer é advogada, especialista em Ciências Penais e Secretária Executiva da Coalizão pela Socioeducação, que integra a coordenação do movimento Agenda 227.

 

Descrição da imagem:

Banner quadrado, print da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Na lateral superior esquerda logo do menu e lupa para pesquisa, já na lateral esquerda, logo de usuário para login. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”. Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege escrito à esquerda “Coluna”; ao centro o texto “Agenda 227” e, logo abaixo, em destaque, o título da publicação: “”Menor”: uma expressão extinta que reapareceu na Câmara”. Abaixo do título à esquerda têm a data da publicação: 21 fev 2023.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais