Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Live marca lançamento oficial do movimento Agenda 227

9 maio 2022  |  Escrito por Webmaster  |            

Propostas articuladas pelo movimento colocam crianças e adolescentes como prioridade absoluta e serão entregues aos candidatos à presidência.

Live marca lançamento oficial do movimento Agenda 227

Live marca lançamento oficial do movimento Agenda 227. Movimento apresentará propostas aos partidos e às candidaturas à presidência para colocar crianças e adolescentes como prioridade absoluta nas políticas públicas.

Os desafios para a garantia de direitos da criança e do adolescente são muitos e a pandemia apenas os ampliou. É com base neste diagnóstico que surge o movimento Agenda 227. O contínuo debate sobre a situação da população brasileira de 0 a 18 anos ganha também um novo impulso diante das eleições presidenciais. Por isso, o movimento quer colocar, no centro dos debates e nos planos de governo, propostas para que seja assegurada a “absoluta prioridade” a crianças e adolescentes, como previsto no artigo da Constituição Federal cuja numeração dá nome ao movimento.

Como colocar crianças e adolescentes no foco das ações públicas, as garantias de seus direitos e proteção, o combate às desigualdades e às vulnerabilidades que os afetam diretamente, e a mobilização de entidades e organismos ativos da sociedade civil para fazer valer seus direitos constitucionais – esses foram alguns dos tópicos levantados na live de lançamento oficial do movimento Agenda 227.

A live, realizada no dia 12 de maio, mediada pela jornalista Joyce Ribeiro, contou com a participação de representantes de duas das organizações que compõem a coordenação do movimento: Suelaine Carneiro, coordenadora de Educação e Pesquisa do Geledés, e Rodrigo Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). Entre os convidados(as), também estava a embaixadora do UNICEF e influenciadora digital, Thaynara OG.

 

Plano País para a Infância e Adolescência

Para Suelaine Carneiro, do Geledés – Instituto da Mulher Negra, o ano eleitoral abre uma “janela de oportunidades” para os debates e a possibilidade de avançar na construção de propostas. Durante a live, ela destacou algumas das desigualdades e vulnerabilidades preexistentes que foram agravadas pela pandemia, como o acesso à moradia, à alimentação e à educação, e o aumento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

A Agenda 227, movimento que já conta com adesão de mais de 140 organizações, está produzindo o documento “Plano País para a Infância e a Adolescência” que será apresentado aos partidos. Vinte e dois grupos contribuíram para a construção das 148 propostas que refletem o diálogo, os posicionamentos e visões das diferentes frentes que compõem o movimento.

 

Suelaine Carneiro / Geledés – Instituto da Mulher Negra

Segundo Suelaine: “essas propostas não só apresentam os problemas, mas também possibilidades de avançar em soluções. Não tem como não olhar para o que está acontecendo. É necessário destacar e ampliar os compromissos com a agenda de proteção e direitos das crianças. Para isso, reforçou a importância de um olhar de equidade, capaz de apreender as diferenças: “o nosso país é diverso, as condições das nossas crianças também. Elas vivem diferentes realidades, diferentes oportunidades. É isso que a gente deve olhar”.

A construção das propostas do Plano País para a Infância e a Adolescência foi baseada em três eixos, que consideram os direitos e metas previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no olhar para as múltiplas infâncias, numa perspectiva de inclusão, diversidades e interseccionalidade. Essa abordagem integral, colocada a partir desses três eixos, foi desdobrada em 22 Grupos de Trabalho temáticos, resultando um conjunto de propostas de políticas públicas e de ações integradas que, se implementadas com a urgência que o momento exige, serão capazes de corrigir graves violações e de promover, em médio e longo prazos, um salto de desenvolvimento humano no país.

Rodrigo Mendes, fundador do instituto voltado para a qualidade da educação na escola comum para pessoas com deficiência, destacou como fundamental que as lideranças políticas assumam a agenda da prioridade absoluta:

 

Rodrigo Mendes / Instituto Rodrigo Mendes

“A gente não pode aceitar que as crianças continuem sendo relegadas a um segundo plano, sem terem a garantia de acesso à educação, à saúde e a esse amplo conjunto de serviços. Isso está previsto no artigo 227. A missão da Agenda 227 é fazer com que os candidatos olhem de novo para o pacto que a gente, como sociedade brasileira, fez em 1988 e se comprometam a propiciar um futuro promissor para essas novas gerações.”

Rodrigo Mendes também afirmou que o Plano País para a Infância e a Adolescência “oferece soluções práticas, baseadas em estudos e evidências, sendo uma desejável referência para os partidos que estão fechando suas propostas, seus planos de governo”.

 

Mobilização nacional para a garantia dos direitos constitucionais

A Agenda 227 espera fazer uma grande articulação e mobilização nacional para colocar essa discussão no centro do debate eleitoral. “Um dos fatores necessários para o país sair desse estado de suspensão, de uma nação que desperdiça sua riqueza humana e natural, é pensar nas crianças que representam aquilo que a gente vai ser nas próximas décadas, como uma premência dos planos dos líderes que a gente vai eleger como nossos representantes”, defende Rodrigo Mendes.

A influenciadora digital Thaynara OG e embaixadora do UNICEF, durante a sua participação na live, comentou que para pensar o futuro deve-se começar pelas ações no presente:

 

Thaynara OG / influenciadora digital e embaixadora do UNICEF

“Quando a gente fala de direito da criança, do direito do adolescente, a gente também está falando de um direito a um futuro mais digno. Se a gente quer tanto um futuro melhor, a gente tem que começar por esse caminho. Como a gente depende de várias ações do poder público pra isso, daí vem toda a importância dessa iniciativa da Agenda 227.

Com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, a influenciadora deixou seu recado: “Sigam as redes sociais da Agenda 227. Compartilhe, comente com seus amigos, use suas redes sociais. Eu tenho certeza que a gente vai ter uma rede de apoio bem grande. É um movimento simples que envolve e impacta muita gente”.

 

Siga o Agenda 227 nas redes sociais:

Instagram https://www.instagram.com/agenda_227/

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/agen…

Facebook https://www.facebook.com/artigo227

Twitter https://twitter.com/agenda_227

 

Descrição das imagens:

Banner retangular, com print da transmissão ao vivo do lançamento oficial do movimento Agenda 227.

Na imagem, sobre fundo branco, detalhe verde no canto superior esquerdo; detalhe rosa na parte inferior e, também na parte inferior à direita, detalhe amarelo e sobre ele o logo da Agenda 227.

Na parte central da imagem, quatro retângulos simétricos, dois alinhados mais à parte superior e dois logo abaixo deles. Cada um contento a imagem de uma pessoa. Na primeira linha, da esquerda para a direita, uma mulher negra, de cabelos anelados, na altura do pescoço, com camisa rosa. Ao lado, na segunda imagem, uma mulher branca, cabelos longos, lisos, com um camisa preta com detalhes na frente em branco e bege. Na linha abaixo, da esquerda para a direita, uma mulher negra, de cabelos curtos, com óculos, camisa preta. Ao lado, imagem de um homem branco, cabelos curtos, barba e bigode por fazer, com óculos, usa camisa preta e um blazer cinza claro por cima.

No canto direito do banner, imagem na vertical de um homem branco, com camisa preta, braços erguidos em gestos de libras.


Imagens internas: fotos de participantes da audiência intercalando os blocos de textos.

1ª imagem: Suelaine Carneiro – mulher negra, de cabelos curtos, com óculos, camisa preta.
2ª imagem: Rodrigo Mendes – homem branco, cabelos curtos, barba e bigode por fazer, com óculos, usa camisa preta e um blazer cinza claro por cima.
3ª imagem: Thaynara OG – mulher branca, cabelos longos, lisos, com um camisa preta com detalhes na frente em branco e bege.

 

mais notícias

Conselhos tutelares: a eleição do ano

Conselheiros(as) eleitos(as) contribuem diretamente no planejamento de políticas públicas para crianças e adolescentes, afirmam integrantes da Agenda 227.

Leia mais

Por que colocar a eleição para conselheiro tutelar na agenda?

Eleição do próximo domingo, 1º de outubro, impacta diretamente nas infâncias e adolescências brasileiras.

Leia mais